Avançar para o conteúdo principal

Daniel Ricardo

 Olá, sou o Daniel Ricardo, tenho 17 anos e estou no 12ºano. Gosto muito de Biologia e tenciono seguir um curso que contenha Biologia na universidade. No meu tempo livre, gosto de jogar jogos de computador, Nintendo Switch e tocar clarinete.

24/05/2022-Como a guerra na Ucrânia está a acelerar a transição da Alemanha para as energias renováveis

   Hoje trago uma notícia sobre os impactos da guerra nos mais variados setores. Devido à invasão da Ucrânia feita pela Rússia, vários países obviamente cortaram relações com a Rússia e isso inclui deixar de comprar energia à mesma. Isto faz com que países mais dependentes da Rússia energeticamente tenham de inventar maneiras diferentes de produzir energia, e países como a Alemanha estão a acelerar a transição para energias renováveis.

    Este artigo liga-se ao CTSA porque a produção de energias renováveis usa novas tecnologias; porque fala da guerra, (sociedade), mas também do impacto das energias fósseis que se querem combater, (ambiente).

24/05/2022- A COVID-19 permanece no nosso corpo durante quanto tempo? Novo relatório oferece pistas.

   Hoje pensei em falar deste artigo que fala sobre a COVID-19 e como a doença faz algumas pessoas abrigarem resíduos virais por várias semanas ou meses depois de os sintomas mais comuns terem passado. O estudo apresentado no artigo de que falo sugere que quando o material genético do vírus permanece no corpo durante mais de 14 dias, a pessoa poderá desenvolver a chamada "COVID-19 longa", que provoca alguns sintomas ligeiros de COVID-19 que persistem durante meses.

   Este artigo insere-se no CTSA porque a tecnologia e a ciência são, obviamente, essenciais para o conhecimento das doenças; e o artigo fala da COVID-19, a pandemia que abala a sociedade há alguns anos.

23/05/2022

   Hoje fizemos a nossa visita de estudo a Mafra, mais concretamente ao Convento de Mafra. Mesmo com um guia relutantemente apressado, a visita ao interior do convento foi interessante e muito informativa, incorporando vários dos nossos conhecimentos por termos visto o Memorial do Convento nas aulas de Português. Na segunda parte da visita, vimos a adaptação do Memorial do Convento em forma de Teatro, que foi uma experiência engraçada e esclarecedora no que toca ao nosso conhecimento sobre o livro.

16/05/2022

   Hoje fizemos a nossa ficha de avaliação de Biologia sobre atividade enzimática e fermentação. Correu melhor do que estava à espera, mas mesmo assim não foi tão bem como queria. Devido a falta de estudo, esqueci-me de alguns detalhes importantes para as escolhas múltiplas e acho, (não tenho a certeza), que a resposta restrita tem alguns problemas de conteúdo.

15/05/2022-Cientista Chinês que modificou geneticamente dois bebés defende a sua experiência. 

   Hoje trago uma atualização da notícia que apresentei aqui há 2 semanas. O mesmo cientista chinês de que já falei, defende a sua experiência, dizendo que se temos a tecnologia necessária, porque não tentar salvar vidas? Enquanto que a sua justificação de que tentou começar a erradicar a SIDA é minimamente justa, a maneira com que o tentou fazer é, dizem outros cientistas, "monstruosa". 

   Este artigo insere-se no CTSA pelas mesmas razões que o artigo de há 2 semanas: porque o uso do CRISPR para a modificação genética de embriões implica avançados conhecimentos científicos e tecnológicos; e porque esta experiência levanta, novamente, um debate de ética, (Sociedade).

02/05/2022

   Hoje eu e o meu grupo fizemos a parte prática da nossa atividade laboratorial sobre a atividade enzimática. A nossa experiência tinha o objetivo de averiguar as diferenças de atividade enzimática da Lactase entre substratos de diferentes valores de pH. A nossa experiência teve alguns problemas, ou pelo menos os resultados foram diferentes das nossas previsões, pois as diferenças de atividade enzimática da Lactase entre diferentes pH foram menos significativas do que pensávamos.

01/05/2022-Cientistas na China criam os primeiros bebés geneticamente modificados

   Hoje trago aqui uma notícia que fala da engenharia genética e da ética na ciência também incorporando uma ferramenta genética de que já falámos na aula: o CRISPR.

   Como se pode ver pelo título, esta notícia fala de uma equipa de cientistas da Universidade de Shenzhen que afirmam ter modificado geneticamente duas gémeas, modificando um gene que tornará as gémeas resistentes ao vírus causador da SIDA, isto porque o pai das gémeas tem a doença e estava condenado a transmitir a doença à sua descendência. Esta afirmação do cientista He Jiankui e a sua equipa tem sido alvo de severas críticas não só porque não foi publicada em nenhuma revista científica, mas também, (mais importantemente), que a edição genética de embriões que ainda não sofriam de nenhum vestígio da doença, provavelmente vai levar a graves problemas genéticos nesses embriões ao crescerem, pois as ferramentas genéticas que usamos hoje em dia são de grande qualidade, mas não são aperfeiçoadas o suficiente para modificação de características humanas.

   Tudo isto insere-se no CTSA porque o uso do CRISPR para a modificação genética de embriões implica avançados conhecimentos científicos e tecnológicos; e porque esta experiência levanta um debate de ética, (Sociedade).

17/03/2022

   Hoje fizemos a nossa visita de estudo ao MIAA, (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes), e a visita surpreendeu-me muito pela positiva, porque o museu tem incontáveis peças de arte e outras relíquias que contam a história de Abrantes, Portugal e o resto da península ibérica. A exposição que achei mais interessante foi a exposição em que estavam vários recortes de jornal em que se falavam de greves de funcionários de comboios e mortes em linhas férreas e esses recortes eram editados, usando várias técnicas, de maneira a tornar a exposição ainda mais macabra. Mas a obra individual que mais me chamou à atenção foi uma mais simples, denominada de "Das falésias da Nazaré, 1956" que, como o nome indica, retrata as falésias da Nazaré e o mar que lhes bate que bem conhecemos.


12/12/2021 - Link do Artigo

No artigo de hoje, tenho a história da engenharia genética e como ela pode nos ajudar no presente e no futuro. No artigo vemos a evolução da engenharia genética desde o desvendamento do código genético humano até aos dias de hoje e além, em que já é possível até clonar humanos.

05/12/2021 - Link do Artigo

 Já há algum tempo me tinha deparado com esta notícia e decidi ver o assunto ao detalhe. A notícia de que falo é a de que um grupo de cientistas da universidade do Vermont desenvolveu, usando células estaminais, um robot orgânico ou seja, um robot que está vivo – a sério.



01/12/2021 - Link da página

Ao estudar Biologia, perguntei-me sobre as exceções e variações de Mendel de que o professor falou e fui pesquisar. Deparei-me com esta aula na khan academy que explica precisamente este problema nos trabalhos de Mendel. Primeiro relembra os princípios e leis de Mendel e de seguida explica como muitas vezes as teorias de Mendel acabam por não se verificar verdadeiras, como é exemplo:

-A existência de múltiplos alelos – mais do que os apenas 2 de que Mendel fala;

-A codominância de alelos em que 2 podem ser dominantes ao invés de apenas 1;

-Alguns genes são transmitidos em cromossomas sexuais, que têm regras de hereditariedade diferente;

-A hereditariedade poligenética, observado em boa parte dos casos de hereditariedade, em que múltiplos genes poderão definir apenas um fenótipo,

-etc...

29-09-2021 - Link do Artigo

 Este artigo fala sobre o percurso do jovem abrantino Diogo Teixeira Pereira, que é um indivíduo com objetivos muito bem definidos e com várias estratégias como sair da sua área de conforto para se desafiar a chegar ao seu melhor. Devido à sua determinação, com apenas 26 anos, já tem uma vida cheia de histórias para contar e até já recebeu um louvor da ministra da saúde.

 Eu concordo fortemente com a maneira de ser e pensar deste indivíduo, porque esta maneira de ser levou-o a grandes alturas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aborto ilegal: vitória republicana tornada trunfo eleitoral democrata

| Aborto ilegal: vitória republicana tornada trunfo eleitoral democrata Desde 1973 que o aborto é legal nos EUA, mas uma decisão do supremo tribunal pode mudar isso. Essa decisão vai fazer com que a legalidade de fazer um aborto voluntário nos EUA deixe de ser uma lei federal, deixando a decisão a cada governo de cada estado dos EUA. Depois da divulgação do rascunho sobre a justificação de voto da maioria de cinco dos nove juízes para a revogação da Roe V. Wade, ocorreram protestos contra esta decisão, pois se de facto o aborto for ilegalizado irá ser uma reversão dos direitos das mulheres, podendo as mulheres mais pobres serem as mais afetadas. Na nossa opinião, esta decisão do supremo tribunal dos EUA é altamente retrógrada, (pois o aborto já era federalmente legal há quase 50 anos), e irá afetar todos nós. Este post liga-se ao CTSA pois é uma decisão do tribunal (sociedade) sobre um procedimento médico (tecnologia/ciência). 

Reflexão da tarefa sobre a prevenção do COVID-19

 Bom dia, hoje partilhamos o nosso trabalho sobre a prevenção do COVID-19. O trabalho já foi feito há uns meses a traz e as restrições contra o COVID-19 já foram levantada, mas mesmo assim foi importante para nós refletirmos sobre a importância da vacinação contra o COVID-19, já que a vacinação é a primeira linha de defesa contra algumas doenças. Este trabalho ligou-se ao CTSA pois as vacinas (ciência e tecnologia) são usadas contra agentes patológicos ( ambiente) para proteger a saúde pública (sociedade).

Cientistas de Coimbra desenvolvem novo material que pode substituir o plástico

Os investigadores sublinham que “a grande inovação” deste novo substituto do plástico é o uso de minerais fibrosos, “que não têm qualquer risco para a saúde, e também a preparação dos filmes por filtração, o que acelera muito o processo de produção”. Este material foi criado em parceria com a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico de Tomar e com a colaboração da empresa espanhola TOLSA. Ele é biodegradável e biocompactável e poderá ser usado em embalagens alimentares e impressões eletrónicas, abrindo portas à fabricação de plásticos mais sustentáveis, segundo a Universidade de Coimbra. Na nossa opinião esta descoberta é, se for suficientemente fácil de produzir, que este novo “plástico” poderá ser uma mais valia na medida em que diminui enormemente a poluição que as embalagens produzem, pois ao contrário do plástico comum, não apresenta qualquer risco para a saúde. Este liga-se ao CTSA porque este novo material é uma incrível inovação científica e, obviamente, uma gr...

Número total de visualizações de páginas