Avançar para o conteúdo principal

Inês Cardoso

Apresentação

Olá sou a Inês Cardoso, tenho 18 anos e ando no 12ºano. Gosto de biologia e química mas ainda não sei o que irei seguir na universidade. No meu tempo livre gosto de jogar, ver séries e às vezes ler.
 18/05

Restaurante que serve insetos em Portugal

Na segunda feira vi uma notícia na SIC sobre uma restaurante em Aveiro que durante os próximos 3 meses irá servir insetos. Os insetos servido são 3 : larvas-de-tenébrio, grilos e gafanhotos e poderão fazer parte do menu permanente do restaurante no futuro. Segundo o Sol, 65,7% dos portugueses não comeria insetos, embora os insetos tenham um alto teor proteico. 
Já existem vários produtos alimentares feitos a partir de insetos como barras proteicas, farinha, massa, hamburguês, etc... e poderá ser um substituto à carne no futuro, pois a sua criação é muito menos poluente que a produção de carne animal. Embora eu não goste muito da ideia de comer insetos não ponho a ideia de experimentar um dia de parte.
Achei importante partilhar estas noticias porque apresentam outros alimentos que podem ser mais sustentáveis que os que comemos agora. Este post liga-se ao CTSA pois a criação de insetos para a alimentação (sociedade) é menos poluente para o ambiente, e usa-se a ciência para estudar as espécies que se podem comer e a tecnologia para criar e cozinhar os insetos.

18/05

Reflexão sobre a ficha sumativa (16/05)

Na última segunda realizamos a ficha sumativa sobre a fermentação e a atividade enzimática. A ficha correu-me bem, embora tenha ficando com dúvidas na 3 pois baralhei-me. Penso que preparei-me bem para a ficha e irei ter uma boa nota.
 
08/05

A hipótese do macaco bêbado

Porque é que os Humanos gostam de álcool ? Segundo Dr. Robert Dudley, este hábito veio dos nossos antepassados primatas. 
As frutas maduras estão cheias de açúcares que são procurados por todos os animais(como os primatas) como fonte de energia. Outros seres vivos como as leveduras e bactérias utilizam o processo de fermentação para produzir energia, e um dos produtos desse processo é o etanol (álcool). As leveduras usariam os açúcares dos frutos para a fermentação e , assim, quando os nossos antepassados sentiam o cheiro do álcool, sabiam que por perto estava uma fonte de energia. Consequentemente o álcool ficou ligado a uma coisa positiva, uma fonte de alimento. O Dr. Robert Dudley refere que esta ligação pode explicar porque é que usamos e abusamos do álcool nos dias de hoje.
Eu aprendi sobre esta teoria no livro  "O Macaco Bêbedo Foi à Ópera Da embriaguez à civilização" de Afonso Cruz, que, apesar de ser pequeno, fala de como o álcool pode ter sido o impulsionador da evolução humana. Recomendo, pois dá-nos conhecimento de outras teorias sobre o ser humano e também porque é pequeno e pode se ler num dia.
Este post liga-se com o CTSA pois estudamos o ser humano e as leveduras (ciência, ambiente) e partilhamos esses conhecimentos em livros e a internet à sociedade ( tecnologia, sociedade).
 
 
 01/05

Explica a importância das informações sobre a evolução do teu desempenho, partilhadas pelo professor, para as próximas etapas das tuas aprendizagens a Biologia? 

As informações que o professor partilhou sobre o meu desempenho na disciplina são importantes pois permitem-me refletir se estou com métodos de trabalho e estudos bons ou se preciso de melhorar. Eu penso que melhorei neste semestre porque tenho postado mais no blog e tenho tentado diversificar o tipo de posts.  
 
03/04

Fogo bacteriano em Abrantes

Soube desta notícia pela minha mãe e achei que seria uma boa adição à página pois não tenho muitos posts sobre a minha região. 
Os concelhos do Sardoal, Abrantes e Ferreira do Zêzere estão a ser afetados pela doença “fogo bacteriano”. Esta doença é provocada pela bactéria Erwinia amylovora, e afeta plantas da família Rosaceae, como a pereira e a macieira. As plantas afetadas apresentam necrose com uma cor parecida com a cor das árvores que são atingidas por fogo, daí o nome. Em Portugal é obrigatório arrancar e destruir as árvores afetadas por esta doença. 
Este post liga-se com o CTSA pois : com a ciência temos o conhecimento sobre esta bactéria e como ela se dissemina, utilizamos a tecnologia para a comunicação deste problema à população, a sociedade é afetada pois esta doença afeta a produção agrícola e o ambiente é afetado pois esta doença pode levar à morte de milhares de árvores.
 
02/04

Crise sísmica nos Açores 

Na última aula, o nosso professor chamou a atenção do que está a ocorrer nos Açores. Nas últimas semanas, a ilha de S.Jorge tem sofrido inúmeros sismos. Até hoje, foram registados mais de 25 mil sismos desde o início da crise, no entanto, nos últimos 3 dias, a energia libertada diminuiu, mas a sismicidade continua acima do normal. Como o aumento da sismicidade pode ser causado pelo movimento de magma que acontece antes de uma erupção vulcânica, muitas pessoas já saíram do concelho de Velas, que é “centro da crise sísmica”, e os níveis de gases vulcânicos no solo têm sido monitorizados, onde se verificou que os níveis de CO2 continuam normais. 
Esta notícia liga-se ao CTSA pois estão a ser utilizados os conhecimentos sobre vulcanismo e sismos (ciência) e instrumentos de monitorização (tecnologia) para prever uma erupção vulcânica, as pessoas estão a ser aconselhadas a sair da ilha (sociedade) e se uma erupção de facto, os solos irão ficar mais férteis depois.
 
21/03

Ratos nascem a partir de partenogénese

A mouse — produced via parthenogenesis — and her offspring
Recentemente, tenho ficado mais interessada em assuntos relacionados com engenharia genética e encontrei esta noticia (e esta) em inglês sobre uma ninhada de ratos que nasceu a partir de partenogénese. Este feito foi conseguido utilizando o CRISPR para alterar a expressão genética, e não o ADN, para criar embriões não fertilizados. De todos os embriões criados, apenas um conseguiu sobreviver até à vida adulta e reproduzir-se.  
Ambas as noticias dizem que esta experiência poderá ajudar-nos na área da medicina, seja para o tratamento da infertilidade ou medicina regenerativa, mas será que a experiencia foi eticamente correta? Os cientistas não alteraram o ADN dos ratos, mas alteraram a sua forma de reproduzir, e eu penso que isto não está correto. Ao contrário do meu outro post sobre os superpinheiros, a alteração que fizeram aos ratinhos não os beneficiou, aliás só houve um que sobreviveu. Eu acho que a engenharia genética só deve ser usada para proteger uma espécie ou, se for apenas para benefício Humano, que ela não altere de forma radical como a espécie é. 
Este post liga-se ao CTSA pois a engenharia genética é a ciência e a tecnologia que podem salvar o ambiente e sociedade,mas também pode levantar questões éticas.
 
19/03

Visita ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes

No dia 17/03, a minha turma visitou o MIAA. No museu estão expostos objetos da pré-história até ao renascimento e arte contemporânea, muitos deles ligados à cidade de Abrantes.
No passado, visitei outro museu de arte contemporânea na cidade de Lisboa e posso dizer que no MIAA vi obras que achei mais interessantes , como esta obra sem título de João Jacinto, onde ,segundo a guia, está representando uma baía. Claro que com o passar dos anos a minha opinião sobre arte contemporânea pode ter mudado, mas achei que o MIAA tinha mais diversidade que o outro museu.
Os objetos históricos também são lindos, muitos deles são religiosos mas também se podem encontrar outros como uma estátua romana quase perfeitamente conservada, pois como a guia explicou as mãos e cabeças eram fabricadas à parte, por isso ela não as tinha.
Adorei o museu e recomendo a todos que visitam Abrantes ou estejam só de passagem a visitar o museu pois é uma experiência enriquecedora. 


 
 
10/03

Portugueses criam "superpinheiros" mais resistentes à seca 

Hoje trago uma notícia que vi no público sobre 3 cientistas do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3 que criaram pinheiros que são mais resistentes à seca. 
Estes pinheiros levaram 3 anos a serem desenvolvidos, através de melhoramentos genéticos e conseguem se desenvolver normalmente com cerca de metade da água habitual. No dia 20 de fevereiro 162 destes pinheiros foram plantados em Oliveira do Hospital e o presidente da BLC3 João Nunes destacou que “Estas serão as plantas mães, para a seguir gerarem outras plantas com as mesmas características. No fundo, o nosso papel é ajudar a criar as condições genéticas, para depois termos viveiros que possam fornecer estas plantas”.
Como os efeitos das alterações climáticas já são sentidos em todo o mundo, penso que usar a engenharia  genética é a melhor maneira para salvar muitas das espécies no mundo ao torná-las mais resistentes a essas alterações, e evitar a perda de biodiversidade. Esta notícia relaciona-se com o CTSA pois a engenharia genética resulta da ligação entre a ciência e a tecnologia e a sociedade a usá-la para salvar o ambiente.
 
23/02

De onde vieram os vírus?

Com os tempos de pandemia que vivemos, vírus tornou-se uma palavra que ouvimos todos os dias. Por causa disso, quis saber mais sobre de onde vieram os vírus, qual é a sua origem?
Esta pergunta é difícil de responder, pois os vírus não fossilizam, consequentemente , não sabemos há quanto tempo eles existem e como eram, e também têm uma alta taxa de mutação. A única maneira de saber sobre o passado dos vírus é usando métodos indiretos, por exemplo, analisar o ADN de células que foram afetadas pelos vírus.

Existem 3 hipóteses clássicas sobre a origem dos vírus:

  • Hipótese do vírus primeiro : os vírus terão surgido a partir de ácidos nucleicos e proteínas, antes do aparecimento das primeiras células. Esta hipótese é apoiada pela ideia que o genoma viral codifica proteínas que não estão presentes nas células.
  • Hipótese regressiva: os vírus eram células parasiticas que atacavam células maiores e, com o tempo, perderam genes que não eram necessários ao parasitismo. Algumas bactérias como Chlamydia e Rickettsia têm de recorrer ao parasitismo para poderem sobreviver e reproduzirem. Vírus com grandes dimensões como Mimivírus também apoiam esta hipótese pois são mais complexos que outros vírus.
  •  Hipótese de origem celular: Algum ADN ou ARN terá escapado das células. Esta hipótese é apoiada pela existência de retrovírus, que tem um mecanismo parecido com os retrotransposons presentes nas células eucarísticas.

Infelizmente, todas estas hipóteses têm falhas. A hipótese do vírus primeiro contradiz a própria definição de vírus que precisa de uma célula para sobreviver. A hipótese regressiva não explica como outros parasitas celulares não se assemelham aos vírus. A hipótese de origem celular não explica as estruturas dos vírus. Novas hipóteses têm surgido, como a hipótese da origem quimérica que refere que os módulos de replicação dos vírus surgiram antes das primeiras células e que depois adquiriram as proteínas que envolvem o material genético do vírus a partir de células.

Na minha opinião, eu acho que a hipótese mais correta será a da origem quimérica, pois acredito que os vírus, ou apenas um material do vírus , veio antes das células e acho que é a hipótese que melhor explica como adquiriram as suas estruturas.

Este post enquadra-se no CTSA, pois com a ciência e a tecnologia descobrimos mais sobre o passado dos vírus, o que nos poderá ajudar a nossa sociedade e o ambiente no futuro.


 

 

13/02

Em que medida o e-Portefólio de aprendizagem foi importante para as minhas aprendizagens pessoais e académicas? (Reflexão)

O e-Portefólio de aprendizagem permitiu-me aprender sobre assuntos e curiosidades que, provavelmente, numa situação normal não teria conhecimento. Também aprendi como usar uma nova ferramenta que nunca tinha utilizado antes, ultrapassando os problemas que aparecem e ficar com esse conhecimento para o futuro.
 
30/01

Lagostim-mármore: como uma mutação cromossómica levou ao aparecimento de uma nova espécie

 
Hoje trago um pequeno vídeo sobre o lagostim-mármore.
O lagostim-mármore (Procamvarus virginalis) é a única espécie de lagostim que se reproduz por partenogénese.
Esta espécie foi descoberta em 1995, na Alemanha e os cientistas conseguiram encontrar a "mãe" desta espécie que pertencia a um dono de aquários.O dono comprou um lagostim fêmea da espécie Procambarus fallax, sem saber que este exemplar era triplóide (3n cromossomas homólogos), ao contrario dos outros indivíduos da espécie, que são diplóides (2n cromossomas homólogos). Esta diferença no número de cromossomas deveu-se a um erro que ocorreu na formação dos gâmetas de um dos progenitores, formando-se um gâmeta diplóide e não haplóide.
Os cientistas acreditam que foi esta mutação deu à fêmea a habilidade de se reproduzir por partenogénese. Assim, sem contacto com nenhum macho de outras espécies de lagostim, a fêmea reproduziu-se, criando clones de si mesma.Como todos os indivíduos desta espécie são clones da "mãe", todos são fêmeas.
Infelizmente, o dono decidiu vender os lagostins e quando estes começaram a se reproduzir, as pessoas libertaram-nos nos rios, tornando-se,assim , uma espécie invasora, pois um só individuo consegue criar uma nova população de lagostim-mármore.
Este vídeo liga-se ao CTSA,pois fala de como a sociedade afetou negativamente o ambiente e como podemos usar a ciência e tecnologia para descobrir a origem das espécies.
 
17/01

Reflexão sobre ficha de avaliação (1º semestre)

Hoje realizei a ficha de avaliação. Penso que, no geral, estava bem preparada para a ficha. Eu tive mais dificuldade na pergunta sobre alelos dominantes ligados ao cromossoma X, pois acho que mesmo depois de fazer exercícios sobre este tópico, tanto do material partilhado pelo professor como também exercícios online, ainda confundia-me com algumas coisas. Para a próxima devo dedicar-me mais nos tópicos que são mais complicados para mim.
 
3/12

Porque é que a abelha comeu a galinha?   

Este artigo fala de um grupo de abelhas (Trigona hypogea, Trigona crassipes, e Trigona necrophages) que, em vez de se alimentarem de néctar, elas alimentam-se de cadáveres em decomposição. Um estudo publicado na revista americana mBio, onde foi estudado a flora intestinal dessas abelhas, concluiu que o microbioma das "abelhas-abutre" é mais parecido com o microbioma das hienas e outros animais que se alimentam de cadáveres do que com o microbioma das abelhas que se alimentam de néctar. Penso que este artigo é relevante porque mostra como a evolução pode, às vezes, ser estranha.

 
23/11

Invertebrados também têm sentimentos  

Hoje partilho a notícia que o Reino Unido incluiu os crustáceos decápodes(seres com "três pares de maxilípedes e cinco pares de patas locomotoras") e os moluscos cefalópodes (polvos, lulas, etc..) no grupo de seres sencientes, ou seja, eles tem sentimentos e sentem dor. Contudo ainda não é ilegar certas práticas como a “fervura ao vivo sem atordoamento”e outras práticas com estes animais vivos. Esta decisão do governo britânico deixa-me a pensar que mais seres vivos poderão ser considerados sencientes ?
 
22/11

Reflexão sobre a avaliação- Explica a importância das informações sobre a evolução do teu desempenho, partilhadas pelo professor, para as próximas etapas das tuas aprendizagens a Biologia (1)

As informações partilhadas pelo professor permitem-me refletir sobre o meu desempenho neste semestre. Na minha opinião penso que estou a fazer o que preciso para ter a nota que pretendo. O que posso melhor é o meu e-portofolio pois não tenho enviado muitas mensagens.



08/11

Zonas de Portugal em risco de desaparecer devido às alterações climáticas

De dia 31 de outubro a 12 de novembro está a decorrer, em Glasgow na Escócia, a cimeira do clima COP26, onde são discutidas soluções para as alterações climáticas. Devido à importância deste tópico, a SIC emitiu uma reportagem no dia 6/11 sobre 3 zonas de Portugal que estão em risco de desaparecer devido às alterações climáticas. 
Segundo a reportagem, o nível das águas do mar pode subir entre os 28 cm a 55cm, no melhor dos casos ou dos 63cm a 1,01m no pior dos casos. O problema não é só o nível das águas do mar, é também a erosão das costas, que também tem aumentado. Consequentemente as zonas de maior risco são as áreas estuarinas e lagunares. As zonas referidas na reportagem são não só importantes economicamente para o país(turismo - ria de Aveiro , agricultura - estuário do Tejo) como também têm uma biodiversidade única. Achei esta reportagem interessante, pois é atual e enquadra-se no CTSA.

29/09

O percurso de jovem abrantino Diogo Teixeira Pereira, desde as bolsas de estudo até ao louvor ministerial

Esta notícia fala de Diogo Teixeira Pereira, que veio de origens humildes e que estudou e trabalhou para poder entrar na universidade e melhorar as suas condições de vida. Também é referido que embora não tenha ido para o primeiro curso que tinha em mente, a sua flexibilidade ajudou-o a "fazer uma viragem no seu percurso".
Quando fazemos uma reflexão sobre esta história, podemos concluir várias ideias. Primeiro que podemos alcançar os nossos objetivos, quais quer que sejam eles, desde que trabalhemos para eles. Segundo podemos mudar as nossas condições de vida estudando. Ao estudarmos, teremos acesso ao ensino superior e a melhores opções de emprego com melhores salários. E finalmente , devemos ter resiliência e flexibilidade se as coisas não correrem como esperávamos, para podermos alcançar os nossos objetivos.

Mensagens populares deste blogue

Aborto ilegal: vitória republicana tornada trunfo eleitoral democrata

| Aborto ilegal: vitória republicana tornada trunfo eleitoral democrata Desde 1973 que o aborto é legal nos EUA, mas uma decisão do supremo tribunal pode mudar isso. Essa decisão vai fazer com que a legalidade de fazer um aborto voluntário nos EUA deixe de ser uma lei federal, deixando a decisão a cada governo de cada estado dos EUA. Depois da divulgação do rascunho sobre a justificação de voto da maioria de cinco dos nove juízes para a revogação da Roe V. Wade, ocorreram protestos contra esta decisão, pois se de facto o aborto for ilegalizado irá ser uma reversão dos direitos das mulheres, podendo as mulheres mais pobres serem as mais afetadas. Na nossa opinião, esta decisão do supremo tribunal dos EUA é altamente retrógrada, (pois o aborto já era federalmente legal há quase 50 anos), e irá afetar todos nós. Este post liga-se ao CTSA pois é uma decisão do tribunal (sociedade) sobre um procedimento médico (tecnologia/ciência). 

Reflexão da tarefa sobre a prevenção do COVID-19

 Bom dia, hoje partilhamos o nosso trabalho sobre a prevenção do COVID-19. O trabalho já foi feito há uns meses a traz e as restrições contra o COVID-19 já foram levantada, mas mesmo assim foi importante para nós refletirmos sobre a importância da vacinação contra o COVID-19, já que a vacinação é a primeira linha de defesa contra algumas doenças. Este trabalho ligou-se ao CTSA pois as vacinas (ciência e tecnologia) são usadas contra agentes patológicos ( ambiente) para proteger a saúde pública (sociedade).

Cientistas de Coimbra desenvolvem novo material que pode substituir o plástico

Os investigadores sublinham que “a grande inovação” deste novo substituto do plástico é o uso de minerais fibrosos, “que não têm qualquer risco para a saúde, e também a preparação dos filmes por filtração, o que acelera muito o processo de produção”. Este material foi criado em parceria com a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico de Tomar e com a colaboração da empresa espanhola TOLSA. Ele é biodegradável e biocompactável e poderá ser usado em embalagens alimentares e impressões eletrónicas, abrindo portas à fabricação de plásticos mais sustentáveis, segundo a Universidade de Coimbra. Na nossa opinião esta descoberta é, se for suficientemente fácil de produzir, que este novo “plástico” poderá ser uma mais valia na medida em que diminui enormemente a poluição que as embalagens produzem, pois ao contrário do plástico comum, não apresenta qualquer risco para a saúde. Este liga-se ao CTSA porque este novo material é uma incrível inovação científica e, obviamente, uma gr...

Número total de visualizações de páginas