Três estudantes do ensino secundário com o seu professor Nuno Barros e Sá, programaram um add-on para um Raspberry Pi, um mini-computador, para medir o campo magnético da Terra em órbita a partir da Estação Espacial Internacional.
A aplicação foi publicada pela associação Americana de Professores de Física pela AIP Publishing, Lourenço Faria, Bernardo Alves, e Miguel Cymbron, com a ajuda do seu mentor decente Nuno Barros e Sá e lá relataramos resultados do seu projeto que se chama “Modelando o campo magnético da Terra”, no jornal American Journal of Physics.
Esta é conhecida como Sense Hat e contém um magnetómetro, giroscópio, acelerómetro, e sensores de temperatura, pressão e humidade.
A Agência Espacial Europeia ou AEE, juntou-se á Fundação Raspberry Pi que se localiza no Reino Unido para realizarem um concurso para estudantes no ensino secundário.
Um dos co-autores do projeto, Lourenço Faria disse : “Vi o desafio Astro Pi como uma oportunidade de alargar o meu conjunto de conhecimentos e competências, e acabou por me apresentar a realidade complexa, mas excitante do mundo prático.”
Na nossa opinião, esta aplicação é inovadora, visto proporcionar um melhor conhecimento da Terra e do seu campo magnético, que foi também a razão pela qual escolhemos esta notícia.
Este post liga-se ao CTSA pois a aplicação é um produto da ciência e tecnologia para poder estudar a Terra (ambiente) o que revoluciona também a sociedade.

Bom dia, hoje partilhamos o nosso trabalho sobre a prevenção do COVID-19. O trabalho já foi feito há uns meses a traz e as restrições contra o COVID-19 já foram levantada, mas mesmo assim foi importante para nós refletirmos sobre a importância da vacinação contra o COVID-19, já que a vacinação é a primeira linha de defesa contra algumas doenças. Este trabalho ligou-se ao CTSA pois as vacinas (ciência e tecnologia) são usadas contra agentes patológicos ( ambiente) para proteger a saúde pública (sociedade).
Olá! Gostei da vossa partilha, já que achei esta notícia bastante interessante. O resto do vosso blog está muito bem estruturado, bom trabalho!
ResponderEliminarOlá! Achei bastante interessante esta notícia, como vocês mencionaram esta aplicação proporciona-nos um melhor conhecimento da terra e do seu campo magnético é mesmo uma aplicação inovadora. Bom trabalho!
ResponderEliminarHello!!, gostei bastante do vosso post, achei esta noticia bastante interessante, pois permite nos ver que existe uma aplicação que nos permite fortalecer o nosso conhecimento sobre a terra!! Bom trabalho
ResponderEliminarEsta notícia consegue-nos informar como é possível de medir o campo magnético de um corpo espacial enorme como a Terra, só recorrendo a um minicomputador, achei esta notícia interessante.
ResponderEliminarBoa tarde, achei bastante interessante o facto de ser possível medir desta maneira o campo magnético da Terra, gostando especialmente de como elaboram na tecnologia por detrás da invenção. Bom trabalho!
ResponderEliminar